Estudo de João 15 - A Videira Verdadeira

Estudo sobre o Capítulo 15 do Evangelho segundo João

Leia também:

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." ( João 15:1 )


A videira verdadeira e seus ramos

Jesus reunido com os seus discípulos, em um dos seus últimos momentos juntos, fala abertamente a eles sobre as coisas que o Pai tem passado a Ele. 

Ele começa anunciando que é a Videira Verdadeira. Ele É !
Cristo mostra a seus discípulos que agora é nEle quem o Pai vai dar a benção de ser cuidado, porque diz "meu Pai é o Lavrador". 

Uma breve pesquisa sobre o que um Lavrador faz, podemos achar a seguinte: 
É uma das profissões mais antigas do mundo, devido a necessidade humana de alimentação por meio de vegetais e proteína animal. O agricultor precisa ter conhecimento técnico para lidar com as questões rotineiras do campo, como mudanças climáticas, pragas e momentos ideais para realizar suas ações. Ele precisa evitar perdas e produzir alimentos saudáveis para que seu trabalho seja bem-sucedido.

"Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." ( João 15:2 )
Uma vez que estamos ligado na Videira que é Cristo, temos o Pai como Lavrador para cuidar de nós em todos os momentos da nossas vidas. Ele permanecerá cuidando da Videira, este é o seu objetivo, Ele quer ver a Videira sempre frutifera! 
Arrancará toda vara que não dá fruto e limpará toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. 
Perceba que como nós gostamos de ver um galho cheio de frutos, Deus também gosta. Ele AMA a Videira e a quer linda, e que nenhum galho sem fruto atrapalhe a sua obra prima que Lhe custou tanto!

"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado." ( João 15:3 )
Cristo mostra que Deus Pai já tem limpado aqueles discipulos. A eficácia do Poder do Espirito Santo nas Palavras de Cristo surtiu o efeito que O Lavrador quis. Esta ferramenta de poda que Ele usa em nós é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 

"Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim." ( João 15:4 )
Agora que é em Cristo que Deus dá a benção do cuidado, é crucial estejamos dando frutos. Mas só é possível se estivermos ligado na Videira! 
Estar na videira é importante. Dar frutos muito mais ainda! Olhe para si mesmo e pense: Estou ligado na Videira, mas tenho dado frutos para que a Videira permaneça linda aos olhos do Lavrador?

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." ( João 15:5,6 )
É interessante como Cristo diz "quem está em mim, e eu nele".
Ora, é possível que aqui Ele esteja falando do Espirito Santo em nossas vidas. Uma vez que é através do Espirito Santo que nós daremos os nossos frutos a Deus. 
É Seiva da Videira que leva o galho a dar fruto, e o Lavrador usa a sua Ferramenta de poda para que o galho dê mais fruto ainda!
Mas, uma vez que não estamos ligados na Videira, e nem a sua Seiva passa através de nós, e nem muito menos damos os Frutos que o Lavrador procura, somos como galhos seco que são reunidos para virarem brasa numa fogueira.

QUE OBRA MEUS IRMÃOS! QUE TRABALHO! QUE CUIDADO DO LAVRADOR PARA COM A VIDEIRA!

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." ( João 15:7,8 )
Este é um grande "SE".
Existe uma grande condição para fazer um pedido a Deus. Primeiro você precisa estar em Cristo, segundo a Palavra de Cristo precisa estar em você. 

Em outras Palavras, você precisa estar na Videira, para ser cuidado pelo Lavrador que usa Sua Ferramenta de poda ( a Palavra ) para te limpar. Consequentemente você estará dando frutos que são bons diante do Lavrador, e assim os seus pedidos serão de acordo com oque o Lavrador procura, que é Manter a Videira linda! Uma vez que seus pedidos estão de acordo com oque o Lavrador procura, será feito. Por isto Cristo em seguida diz: "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos"

PARTECIPE DESTA VIDEIRA COM MUITOS FRUTOS MEU IRMÃO! O LAVRADOR OLHA PARA ELA COM OLHAR DE AMOR INCONDICIONAL.

A alegria dos discípulos

"Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." ( João 15:9-12 )
É o Amor do Pai que Cristo quer nos dar, e é através de Cristo que teremos este Amor. Ele é o nosso mediador até Deus Pai. Teremos o Amor do Pai quando permanecemos no amor do Filho, uma vez que o Filho está no Amor do Pai. 
Mas É necessário que guardemos os mandamentos do Filho para permanecermos neste Amor, assim como Ele guardou os mandamentos do Pai e permanece neste Amor. E assim nossa alegria será completa.

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." ( João 15:13-17 )
Cristo dá a sua vida por Seus amigos, e nos tornaremos amigos dEle se fizermos oque Ele nos manda. O Sacrifício para expiação de pecados está sempre disponível para aqueles que se rendem ao Caminho, para que vivam em comunhão com Deus, como amigos de Deus através de Cristo. ALELUIA!

O mundo odeia os discípulos

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio." ( João 15:18-27 )
Estes são os últimos dias meus irmãos. Desde a igreja primitiva que o mundo vem odiando a Noiva do Senhor. Cristo mostra as características da perseguição que sofreremos, pois serão semelhantes a que Ele sofreu. "Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós "
Mas que isto não seja motivo para nos fazer desanimar, pelo contrário, que nós tenhamos o privilégio de participar dos sofrimentos pela causa do Evangelho conforme o poder de Deus.


Eu particularmente tenho em minha mente este versículo para os dias de provação:
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus," ( 2 Timóteo 1:7,8 )
Que possamos lutar todos os dias para não nos envergonharmos do testemunho do nosso Senhor, antes que possamos participar das aflições do evangelho segundo o poder de Deus!

DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário