Neste capítulo você verá como foi feita a criação dos céus e da terra e tudo oque neles existe em seis dias.
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- 36
- 37
- 38
- 39
- 40
- 41
- 42
- 43
- 44
- 45
- 46
- 47
- 48
- 49
- 50

A criação dos céus e da terra
- (a) Em primeiro lugar, e antes que qualquer criatura existisse, Deus fez o céu e a terra do nada.
- No princípio, João 1:1 , isto é, quando o tempo começou, quando o tempo foi medido pela primeira vez; pois enquanto somente Deus existisse, não havia tempo. Deus criou, Ele trouxe do nada, Ele trouxe à existência algo que não existia antes, a saber, o céu, ou céus, e a terra, o material do qual eles foram construídos.
-
Gênesis 1:1. Este versículo pode ser entendido como uma introdução geral ao
relato da criação, que Moisés está prestes a dar; afirmando, em refutação de
todos os que sustentavam a eternidade ou formação fortuita do mundo, que o
Deus Todo-Poderoso deu um começo a ele, criando o céu e a terra. Também pode
ser entendido como parte do seguinte relato, expressando que Deus, em primeiro
lugar, criou aquela substância de forma caótica, da qual surgiu o sistema
regular e belo do céu e da terra, de acordo com o processo descrito nos versos
subseqüentes.
No início - ou seja . O começo do tempo.
Deus – A palavra hebraica é אלהים Elohim, que fala (1.) O poder de Deus, Criador. El significa o Deus forte. (2.) A pluralidade de pessoas na Divindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Este nome plural de Deus em hebraico, que fala dele como muitos, embora seja um, é para nós um cheiro de vida para vida, confirmando nossa fé na doutrina da Trindade; o que quer que tenha sido para o mundo gentio.
Criou os céus – Alguns comentaristas, afirmaram que a criação dos anjos e dos céus beatíficos é expressa aqui: enquanto não há nada mais claro, poder concluir apenar que significava um firmamento dos céus, com seus podereis, como o sol, lua, estrelas, etc. que é o objeto de nossa visão e atenção imediatas.
-
No princípio criou
- [1] "Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra." Pro 8:23
- [1] "E: Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos;" Heb 1.10
- [1] "Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Heb 11:3
-
Deus os céus e a terra.
- [2] "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;" Psa 8:3
- [2] "Levante ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todos chama pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas vem a faltar." Isa. 40.26.
- [2] "Aquele que fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento." Jer. 51.15
- [2] "Carga da palavra do Senhor sobre Israel: Fala o Senhor, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espirito do homem dentro nele. Zac. 12.1.
- [2] "E dizendo: Varões, porque fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos ás mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles;" Act. 14-15
- [2] "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que fiquem inexcusáveis;" Rom. 1-20
- [2] "Porque por ele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: todas as coisas foram criadas por ele e para ele." Col. 1-16
2 E a terra estava desordenada e vazia, e as trevas estavam sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
O primeiro dia
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que a luz era boa: e separou Deus a luz das trevas.
5 E chamou Deus à luz Dia, e às trevas chamou Noite: e foi a tarde e a manhã o primeiro dia.
O segundo dia
6 E disse Deus: Haja expansão em meio das águas, e separe as águas das águas.
7 E fez Deus a expansão, e separou as águas que estavam debaixo da expansão, das águas que estavam sobre a expansão: e foi assim.
8 E chamou Deus à expansão Céus: e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
O terceiro dia
9 E disse Deus: Juntem-se as águas que estão debaixo dos céus em um lugar, e descubra-se a porção seca; e foi assim.
10 E chamou Deus à porção seca Terra, e à reunião das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente; árvore de fruto que dê fruto segundo a sua espécie, que sua semente esteja nela, sobre a terra: e foi assim.
12 E produziu a terra erva verde, erva que dá semente segundo sua natureza, e árvore que dá fruto, cuja semente está nele, segundo a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
O quarto dia
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus para separar o dia e a noite: e sejam por sinais, e para as estações, e para dias e anos;
15 E sejam por luminares na expansão dos céus para iluminar sobre a terra: e foi.
16 E fez Deus os dois grandes luminares; o luminar maior para que exerça domínio no dia, e o luminar menor para que exerça domínio na noite; fez também as estrelas.
17 E as pôs Deus na expansão dos céus, para iluminar sobre a terra,
18 E para exercer domínio no dia e na noite, e para separar a luz e as trevas: e viu Deus que era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
O quinto dia
20 E disse Deus: Produzam as águas répteis de alma vivente, e aves que voem sobre a terra, na expansão aberta dos céus.
21 E criou Deus as grandes criaturas marinhas, e toda coisa viva que anda arrastando, que as águas produziram segundo a sua espécie, e toda ave de asas segundo sua espécie: e viu Deus que era bom.
22 E Deus os abençoou dizendo: Frutificai e multiplicai, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
O sexto dia
24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie, animais e serpentes e animais da terra segundo sua espécie: e foi assim.
25 E fez Deus animais da terra segundo a sua espécie, e gado segundo a sua espécie, e todo animal que anda arrastando sobre a terra segundo sua espécie: e viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos ao ser humano à nossa imagem, conforme nossa semelhança; e domine os peixes do mar, e as aves dos céus, e os animais, e toda a terra, e todo animal que anda arrastando sobre a terra.
27 E criou Deus o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 E Deus os abençoou; e disse-lhes Deus: Frutificai e multiplicai, e enchei a terra, e subjugai-a, e dominai os peixes do mar, as aves dos céus, e todos os animais que se movem sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos dei toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente, vos será para comer.
30 E a todo animal da terra, e a todas as aves dos céus, e a tudo o que se move sobre a terra, em que há vida, toda erva verde lhes será para comer: e foi assim.
31 E viu Deus tudo o que havia feito, e eis que era bom em grande maneira. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Introdução ao Livro de Gênesis - Capítulo 1
O trabalho do terceiro dia, do sol, lua e estrelas, sua situação. O trabalho do quarto dia, das aves do ar, e os peixes do mar. O trabalho do quinto dia, de todos os tipos de gado, e bestas, e coisas rastejantes, e depois do homem, criou macho e fêmea, após a imagem de Deus, tendo uma concessão de domínio sobre o resto das criaturas, o fruto da consulta divina, e de uma provisão de alimento para o homem e as bestas.
E o capítulo é concluído com uma pesquisa que Deus tirou de todas as suas obras, e sua aprovação deles; tudo o que foi obra do sexto dia, e fecha o relato da criação nesse espaço de tempo. Por: John Gill's
Nenhum comentário:
Postar um comentário