Gênesis 15

Este capítulo nos informa de uma aparição graciosa de Deus a Abrão, do pedido de Abrão por um herdeiro, e que ele deveria ter uma semente incontável.

Capítulos:

A aliança de Deus com Abrão

1 Depois destas coisas a palavra do SENHOR veio a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo; a tua recompensa será muito grande.

2 Abrão respondeu: Senhor DEUS, que me darás, sendo que não tenho filho, e o herdeiro da minha casa é Eliézer de Damasco?

3 Disse mais Abrão: Eis que não me deste descendência, e eis que meu herdeiro é um nascido em minha casa.

4 E logo a palavra do SENHOR veio a ele dizendo: Não esse não herdará de ti, mas sim o que sairá de tuas entranhas será o que de ti herdará.

5 E tirou-lhe fora, e disse: Olha agora aos céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E lhe disse: Assim será tua descendência.

6 E creu ao SENHOR, e contou-lhe por justiça.

7 E disse-lhe: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a herdar esta terra.

8 E ele respondeu: Senhor DEUS, com que saberei que a vou herdar?

9 E lhe disse: Separa-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rolinha também, e um pombinho.

10 E tomou ele todas estas coisas, e partiu-as pela metade, e pôs cada metade uma em frente de outra; mas não partiu as aves.

11 E desciam aves sobre os corpos mortos, e enxotava-as Abrão.

12 Mas ao pôr do sol veio o sono a Abrão, e eis que o pavor de uma grande escuridão caiu sobre ele.

13 Então disse a Abrão: Tem certeza que a tua descendência será peregrina em terra que não é sua, e serão escravizados e afligidos por quatrocentos anos.

14 Mas também a nação a quem servirão, eu julgarei; e depois disto sairão com grande riqueza.

15 Tu, porém, virás aos teus pais em paz, e serás sepultado em boa velhice.

16 E na quarta geração voltarão para cá; porque ainda não está completa a maldade dos amorreus até aqui.

17 E sucedeu que, depois de posto o sol, e já estando escuro, apareceu um fogo fumegando, e uma tocha de fogo que passou por entre os animais divididos.

18 Naquele dia fez o SENHOR um pacto com Abrão dizendo: À tua descendência darei esta terra desde o rio do Egito até o rio grande, o rio Eufrates;

19 Os queneus, e os quenezeus, e os cadmoneus,

20 E os heteus, e os perizeus, e os refains,

21 E os amorreus, e os cananeus, e os girgaseus, e os jebuseus.


Introdução ao Livro de Gênesis capítulo 15:

Este capítulo nos informa de uma aparição graciosa de Deus a Abrão e de uma promessa gentil feita a ele; do pedido de Abrão por um herdeiro; de uma resposta a isso, que ele deveria ter uma, e até mesmo uma semente incontável, a que deu crédito, sobre a qual ele tem uma nova promessa da terra de Canaã, de sua herança da qual ele deseja um sinal, e isso lhe foi dado, e, ao mesmo tempo, foi predito para ele quanto tempo sua posteridade deveria ser afligida em uma terra que não era deles, e depois sair com grande substância. Por: John Gill's


Nenhum comentário:

Postar um comentário