Gênesis 16

Este capítulo fala do casamento de Abrão e a serva por instância de sua esposa Sarai, da fuga desta serva, da conversa dela com um anjo, e de Ismael.

Capítulos:

O nascimento de Ismael

1 E Sarai, mulher de Abrão não lhe dava filho: e ela tinha uma serva egípcia, que se chamava Agar.

2 Disse, pois, Sarai a Abrão: Já vês que o SENHOR me fez estéril: rogo-te que entres a minha serva; talvez terei filhos dela. E atendeu Abrão ao dito de Sarai.

3 E Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar sua serva egípcia, ao fim de dez anos que havia habitado Abrão na terra de Canaã, e deu-a a Abrão seu marido por mulher.

4 E ele se deitou com Agar, a qual concebeu: e quando viu que havia concebido, olhava com desprezo à sua senhora.

5 Então Sarai disse a Abrão: Minha afronta seja sobre ti; eu pus minha serva em teus braços, e vendo-se grávida, me olha com desprezo; julgue o SENHOR entre mim e ti.

6 E respondeu Abrão a Sarai: Eis aí tua serva em tua mão, faze com ela o que bem te parecer. E quando Sarai a afligiu, fugiu de sua presença.

7 E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte que está no caminho de Sur.

8 E lhe disse: Agar, serva de Sarai, de onde vens tu, e para onde vais? E ela respondeu: Fujo de diante de Sarai, minha senhora.

9 E disse-lhe o anjo do SENHOR: Volta à tua senhora, e põe-te submissa sob a mão dela.

10 Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Multiplicarei tanto tua linhagem, que não será contada por causa da multidão.

11 Disse-lhe ainda o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás seu nome Ismael, porque o SENHOR ouviu a tua aflição.

12 E ele será homem como um jumento selvagem; sua mão será contra todos, as mãos de todos serão contra ele, e habitará à margem de todos os seus irmãos.

13 Então chamou o nome do SENHOR que com ela falava: Tu és o Deus da vista; porque disse: Não vi também aqui ao que me vê?

14 Pelo qual chamou ao poço, Poço do Vivente que me vê. Eis que está entre Cades e Berede.

15 E Agar deu à luz um filho a Abrão, e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar lhe deu à luz Ismael.

16 E era Abrão de idade de oitenta e seis anos, quando deu à luz Agar a Ismael.


Introdução ao Livro de Gênesis capítulo 16:

Este capítulo relata o casamento de Abrão com sua serva, por instância de sua esposa Sarai, que, ao conceber, desprezou sua amante; da qual é feita reclamação a Abrão, que deixando sua serva para sua esposa, para lidar com ela como ela quisesse, tratou com dureza por ela e, portanto, fugiu dela, quando ela foi recebida por um anjo, que a aconselhou a voltar e submeter-se a sua senhora, e disse-lhe que sua semente seria grandemente multiplicada, deu um nome à criança com ela e descreveu seu temperamento e disposição, e então temos o nome de Deus que falou com ela, e do lugar onde o discurso passou entre eles; e o capítulo é concluído com o nascimento de Ismael, e a idade de Abrão em seu nascimento. Por: John Gill's

Nenhum comentário:

Postar um comentário