Gênesis 20

Relata a ida de Abraão para Gerar, o rei levando Sara para ele mas é repreendido por Deus em sonho, e da cura de Abimeleque e sua família.

Capítulos:

Abraão nega que Sara é sua esposa

1 De ali partiu Abraão à terra do Sul, e assentou entre Cades e Sur, e habitou como peregrino em Gerar.

2 E disse Abraão de Sara sua mulher: É minha irmã. E Abimeleque, rei de Gerar, enviou e tomou a Sara.

3 Porém Deus veio a Abimeleque em sonhos de noite, e lhe disse: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste, a qual é casada com marido.

4 Mas Abimeleque não havia chegado a ela, e disse: Senhor, matarás também a gente justa?

5 Não me disse ele: É minha irmã; e ela também disse: É meu irmão? Com sinceridade de meu coração, e com limpeza de minhas mãos fiz isto.

6 E disse-lhe Deus em sonhos: Eu também sei que com integridade de teu coração fizeste isto; e eu também te detive de pecar contra mim, e assim não te permiti que a tocasses.

7 Agora, pois, devolve a mulher a seu marido; porque é profeta, e orará por ti, e viverás. E se tu não a devolveres, sabe que certamente morrerás, com tudo o que for teu.

8 Então Abimeleque se levantou de manhã, e chamou a todos os seus servos, e disse todas estas palavras aos ouvidos deles; e temeram os homens em grande maneira.

9 Depois chamou Abimeleque a Abraão e lhe disse: Que nos fizeste? e em que pequei eu contra ti, que atraíste sobre mim e sobre meu reino tão grande pecado? o que não devias fazer fizeste comigo.

10 E disse mais Abimeleque a Abraão: Que viste para que fizesses isto?

11 E Abraão respondeu: Porque disse para mim: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e me matarão por causa de minha mulher.

12 E na verdade também é minha irmã, filha de meu pai, mas não filha de minha mãe, e tomei-a por mulher.

13 E foi que, quando Deus me fez sair sem rumo da casa de meu pai, eu lhe disse: Esta é a lealdade que tu me farás, que em todos os lugares onde chegarmos, digas de mim: É meu irmão.

14 Então Abimeleque tomou ovelhas e vacas, e servos e servas, e deu-o a Abraão, e devolveu-lhe a Sara sua mulher.

15 E disse Abimeleque: Eis que minha terra está diante de ti, habita onde bem te parecer.

16 E a Sara disse: Eis que dei mil moedas de prata a teu irmão; olha que ele te é por véu de olhos para todos os que estão contigo, e para com todos: assim foi repreendida.

17 Então Abraão orou a Deus; e Deus sanou a Abimeleque e a sua mulher, e a suas servas, e voltaram a ter filhos.

18 Porque havia por completo fechado o SENHOR toda madre da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.


Introdução ao Livro de Gênesis capítulo 20:

Este capítulo relata a remoção de Abraão para Gerar o rei de Gerar está levando para ele Sara, a quem Abraão chamou de irmã, que é repreendido por Deus por isso em sonho, pelo qual ele faz um pedido de desculpas que é admitido, apenas ele é ordenado a restaurar sua esposa a Abraão, e consequentemente, de manhã cedo, chamou seus servos e os informou sobre o que havia acontecido, e então mandou chamar Abraão, e expressou seu ressentimento por seu uso dele, que Abraão defendeu o melhor que pôde, a questão de tudo o que era, grande bondade foi mostrada a Abraão, e sua esposa lhe foi restituída, embora com uma reprovação do rei, sobre o qual Abraão orou pela cura de Abimeleque e sua família, na qual ele foi ouvido e respondido. Por: John Gill's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário