Gênesis 23

Este capítulo trata da idade, morte e funeral de Sara, e o local de seu enterro.

Capítulos:

A morte de Sara

1 E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara.

2 E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e Abraão veio para ficar de luto por Sara e para chorar por ela.

3 E levantou-se Abraão de diante de sua morta, e falou aos filhos de Hete, dizendo:

4 Peregrino e estrangeiro sou entre vós; dá-me propriedade de sepultura convosco, e sepultarei minha falecida de diante de mim.

5 E responderam os filhos de Hete a Abraão, e disseram-lhe:

6 Ouve-nos, senhor meu, és um príncipe de Deus entre nós; no melhor de nossas sepulturas sepulta a tua falecida; nenhum de nós te impedirá sua sepultura, para que enterres tua falecida.

7 E Abraão se levantou, e inclinou-se ao povo daquela terra, aos filhos de Hete;

8 E falou com eles, dizendo: Se queres que eu sepulte minha falecida de diante de mim, ouvi-me, e intercedei por mim com Efrom, filho de Zoar,

9 Para que me dê a caverna de Macpela, que tem na extremidade de sua propriedade: que por seu justo preço a dê a mim, para possessão de sepultura em meio de vós.

10 Este Efrom achava-se entre os filhos de Hete: e respondeu Efrom Heteu a Abraão, aos ouvidos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta de sua cidade, dizendo:

11 Não, senhor meu, ouve-me: eu te dou a propriedade, e te dou também a caverna que está nela; diante dos filhos de meu povo a dou a ti; sepulta tua falecida.

12 E Abraão se inclinou diante do povo da terra.

13 E respondeu a Efrom aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Antes, se for do teu agrado, rogo-te que me ouças; eu darei o preço da propriedade, toma-o de mim, e sepultarei nela minha falecida.

14 E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe:

15 Senhor meu, escuta-me: a terra vale quatrocentos siclos de prata: que é isto entre mim e ti? Enterra, pois, tua falecida.

16 Então Abraão concordou com Efrom, e pesou Abraão a Efrom o dinheiro que disse, ouvindo-o os filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, de acordo com o padrão dos mercadores.

17 E ficou a propriedade de Efrom que estava em Macpela em frente de Manre, a propriedade e a caverna que estava nela, e todas as árvores que havia na herança, e em todo o seu termo ao derredor,

18 Para Abraão em possessão, à vista dos filhos de Hete, e de todos os que entravam pela porta da cidade.

19 E depois disto sepultou Abraão a Sara, sua mulher, na caverna da propriedade de Macpela em frente de Manre, que é Hebrom na terra de Canaã.

20 E ficou a propriedade e a caverna que nela havia, para Abraão, em possessão de sepultura adquirida dos filhos de Hete.


Introdução ao Livro de Gênesis capítulo 21:

Este capítulo trata da idade, morte e funeral de Sara, e o local de seu enterro: de sua idade, de sua morte, da moção que Abraão fez aos filhos de Hete, para obter um local de sepultamento entre eles, da resposta deles a ele, dando-lhe permissão para sepultar em qualquer um de seus sepulcros, de um segundo movimento dele para eles, para usar seu interesse com Efrom, o hitita, para deixá-lo ter a caverna de Macpela para o propósito acima, do consentimento de Efrom, da compra que Abraão fez dela por quatrocentos siclos de prata, e de ser garantido a ele, que ele enterrou Sara, sua esposa. Por: John Gill's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário