Gênesis 28

Neste capítulo você verá Isaque mandando Jacó a Padã-Arã, e em Betel Jacó acaba tendo um sonho da parte de Deus, onde Jacó faz um voto com Deus.

Capítulos:

Isaque manda Jacó a Padã-Arã

1 Então Isaque chamou a Jacó, e o abençoou, e mandou-lhe dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã.

2 Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma ali mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe.

3 E o Deus Todo-Poderoso te abençoe e te faça frutificar, e te multiplique, até vir a ser congregação de povos;

4 E te dê a bênção de Abraão, e à tua descendência contigo, para que herdes a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.

5 Assim enviou Isaque a Jacó, o qual foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.

6 E viu Esaú como Isaque havia abençoado a Jacó, e lhe havia enviado a Padã-Arã, para tomar para si mulher dali; e que quando lhe abençoou, lhe havia mandado, dizendo: Não tomarás mulher das filhas de Canaã;

7 E que Jacó havia obedecido a seu pai e a sua mãe, e se havia ido a Padã-Arã.

8 Esaú viu que as filhas de Canaã pareciam mal ao seu pai Isaque.

9 Então Esaú foi a Ismael, e tomou para si por mulher, além de suas outras mulheres, a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote.

O sonho de Jacó em Betel

10 E Jacó saiu de Berseba, e foi a Harã;

11 ele chegou a um lugar, e ali dormiu, porque o sol já se havia posto. E tomou uma das pedras daquele lugar e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar.

12 E sonhou, e eis uma escada que estava posta na terra, e seu topo tocava no céu; e eis que anjos de Deus subiam e desciam por ela.

13 E eis que o SENHOR estava no alto dela, e disse: “Eu sou o SENHOR, o Deus de teu pai Abraão, e o Deus de Isaque; a terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência.

14 E a tua descendência será como o pó da terra, e te estenderás ao ocidente, ao oriente, ao norte, e ao sul; e todas as famílias da terra serão abençoadas em ti e na tua descendência.

15 E eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra; porque não te deixarei, até que eu tenha feito o que te disse.”

16 Jacó despertou-se de seu sonho, e disse: “Certamente o SENHOR está neste lugar, e eu não sabia.”

17 E teve medo, e disse: “Quão temível é este lugar! Não é outra coisa, senão casa de Deus e porta do céu.”

18 Jacó levantou-se de manhã cedo, tomou a pedra que havia colocado de cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite sobre ela.

19 E chamou o nome daquele lugar Betel, porém antes o nome da cidade era Luz.

20 E Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que vou, e me der pão para comer e roupa para vestir,

21 e se eu voltar em paz à casa de meu pai, o SENHOR será meu Deus,

22 e esta pedra que pus por coluna será casa de Deus; e de tudo o que me deres, darei a ti o dízimo.


Introdução ao Livro de Gênesis capítulo 28:

Neste capítulo é dado um relato da ordem que Isaque deu a Jacó para não se casar com uma cananéia, mas para ir a Padã-Arã , e tomar uma esposa da família de sua mãe, e de sua bênção antes que ele o despedisse, do aviso que Esaú tomou desta bênção e encargo, o que o levou a tomar uma esposa da família de Ismael.

Jacó tem um sonho da escada, em seu caminho para Harã, recebe uma bênção de Deus lá. acorda espantado ao acordar, e erguer um pilar nele, e dar-lhe um nome, e faz um voto com Deus, de que se ele fosse suprido com as necessidades da vida e fosse mantido em segurança por ele. Por: John Gill's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário