Gênesis 7

Este capítulo começa com uma ordem a Noé para entrar com sua família e todas as criaturas na arca, para que eles possam estar a salvo do dilúvio

Capítulos:

Entrada na arca

1 E o SENHOR disse a Noé: Entra tu e toda tua casa na arca porque a ti vi justo diante de mim nesta geração.

2 De todo animal limpo tomarás de sete em sete, macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, macho e sua fêmea.

3 Também das aves dos céus de sete em sete, macho e fêmea; para guardar em vida a descendência sobre a face de toda a terra.

4 Porque passados ainda sete dias, eu farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e apagarei toda criatura que fiz de sobre a face da terra.

5 E fez Noé conforme tudo o que lhe mandou o SENHOR.

O dilúvio

6 E sendo Noé de seiscentos anos, o dilúvio das águas foi sobre a terra.

7 E veio Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele à arca, por causa das águas do dilúvio.

8 Dos animais limpos, e dos animais que não eram limpos, e das aves, e de todo o que anda arrastando sobre a terra,

9 De dois em dois entraram a Noé na arca: macho e fêmea, como mandou Deus a Noé.

10 E sucedeu que ao sétimo dia as águas do dilúvio foram sobre a terra.

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, no dia dezessete do mês, naquele dia foram rompidas todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus foram abertas;

12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

13 Neste mesmo dia entrou Noé, e Sem, e Cam e Jafé, filhos de Noé, a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos com ele na arca;

14 Eles e todos os animais silvestres segundo suas espécies, e todos os animais mansos segundo suas espécies, e todo réptil que anda arrastando sobre a terra segundo sua espécie, e toda ave segundo sua espécie, todo pássaro, toda espécie de animal voador.

15 E vieram a Noé à arca, de dois em dois de toda carne em que havia espírito de vida.

16 E os que vieram, macho e fêmea de toda carne vieram, como lhe havia mandado Deus: e o SENHOR lhe fechou a porta

17 E foi o dilúvio quarenta dias sobre a terra; e as águas cresceram, e levantaram a arca, e se elevou sobre a terra.

18 E prevaleceram as águas, e cresceram em grande maneira sobre a terra; e andava a arca sobre a face das águas.

19 E as águas prevaleceram muito em extremo sobre a terra; e todos os montes altos que havia debaixo de todos os céus, foram cobertos.

20 Quinze côvados em altura prevaleceram as águas; e foram cobertos os montes.

21 E morreu toda carne que se move sobre a terra, tanto de aves como de gados, e de animais, e de todo réptil que anda arrastando sobre a terra, e todo ser humano:

22 Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, de tudo o que havia na terra, morreu.

23 Assim foi destruída toda criatura que vivia sobre a face da terra, desde o ser humano até o animal, e os répteis, e as aves do céu; e foram apagados da terra; e restou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias.


Introdução ao Livro de Gênesis capítulo 7:

Este capítulo começa com uma ordem a Noé para entrar com sua família e todas as criaturas na arca, para que eles possam estar a salvo do dilúvio, que logo estaria sobre a terra, Gênesis 7:1 e então dá um relato da obediência de Noé. ao comando divino em todos os detalhes, Gênesis 7:5 e do tempo do início do dilúvio, e sua prevalência, Gênesis 7:10 segue uma repetição de Noé, sua família e as criaturas que entram na arca, Gênesis 7:13 e a seguir é dada uma relação do aumento das águas e da altura a que chegaram, Gênesis 7:17 e das consequências do dilúvio, a morte e destruição de todos os seres vivos, exceto aqueles na arca, aves, gado, animais, répteis e homens, Gênesis 7:21 e o capítulo é encerrado com um relato de quanto tempo o as águas continuaram antes de começarem a diminuir, até cento e cinquenta dias, Gênesis 7:24 . Por: John Gill's

Nenhum comentário:

Postar um comentário