Gênesis 39

Neste capítulo, a história volta novamente a José, que sendo levado ao Egito foi vendido a Potifar.

Capítulos:

José na casa de Potifar

1 E levado José ao Egito, comprou-o Potifar, oficial de Faraó, capitão dos da guarda, homem egípcio, da mão dos ismaelitas que o haviam levado ali.

2 Mas o SENHOR foi com José, e foi homem próspero: e estava na casa de seu senhor o egípcio.

3 E viu seu senhor que o SENHOR era com ele, e que tudo o que ele fazia, o SENHOR o fazia prosperar em sua mão.

4 Assim achou José favor em seus olhos, e servia-lhe; e ele lhe fez mordomo de sua casa, e entregou em seu poder tudo o que tinha.

5 E aconteceu que, desde quando lhe deu o encargo de sua casa, e de tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por causa de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.

6 E deixou tudo o que tinha em mão de José; nem com ele sabia de nada mais que do pão que comia. E era José de belo semblante e bela presença.

7 E aconteceu depois disto, que a mulher de seu senhor pôs seus olhos em José, e disse: Dorme comigo.

8 E ele não quis, e disse à mulher de seu senhor: Eis que meu senhor não sabe comigo o que há em casa, e pôs em minha mão tudo o que tem:

9 Não há outro maior que eu nesta casa, e nenhuma coisa me há reservado a não ser a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois, faria eu este grande mal e pecaria contra Deus?

10 E foi que falando ela a José cada dia, e não escutando-a ele para deitar-se ao lado dela, para estar com ela.

11 Aconteceu que entrou ele um dia em casa para fazer seu ofício, e não havia ninguém dos da casa ali em casa.

12 E pegou-o ela por sua roupa, dizendo: Dorme comigo. Então ele deixou sua roupa nas mãos dela, e fugiu, e saiu-se fora.

13 E aconteceu que quando viu ela que lhe havia deixado sua roupa em suas mãos, e havia fugido fora,

14 Chamou aos de casa, e falou-lhes dizendo: Olhai que ele nos trouxe um hebreu, para que fizesse zombaria de nós: veio ele a mim para dormir comigo, e eu dei grandes vozes;

15 E vendo que eu erguia a voz e gritava, deixou junto a mim sua roupa, e fugiu, e saiu-se fora.

16 E ela pôs junto a si a roupa dele, até que veio seu senhor à sua casa.

17 Então lhe falou ela semelhantes palavras, dizendo: O servo hebreu que nos trouxeste, veio a mim para desonrar-me;

18 E quando eu levantei minha voz e gritei, ele deixou sua roupa junto a mim, e fugiu fora.

19 E sucedeu que quando ouviu seu senhor as palavras que sua mulher lhe falara, dizendo: Assim me tratou teu servo; acendeu-se seu furor.

20 E tomou seu senhor a José, e pôs-lhe na casa do cárcere, onde estavam os presos do rei, e esteve ali na casa do cárcere.

21 Mas o SENHOR foi com José, e estendeu a ele sua misericórdia, e deu-lhe favor aos olhos do chefe da casa do cárcere.

22 E o chefe da casa do cárcere entregou em mão de José todos os presos que havia naquela prisão; tudo o que faziam ali, ele o fazia.

23 Não via o chefe do cárcere coisa alguma que em sua mão estava; porque o SENHOR era com ele, e o que ele fazia, o SENHOR o fazia prosperar.


Introdução ao Livro de Gênesis - Capítulo 39

Neste capítulo, a história volta novamente a José, que sendo levado ao Egito foi vendido a Potifar, com quem encontrou graça, e que o colocou sobre sua casa, o Senhor prosperando tudo em suas mãos, e sendo um jovem de aspecto gracioso, sua amante o cobiçava e o tentava a deitar-se com ela de tempos em tempos, mas ele constantemente recusava, como sendo ingratidão ao seu mestre e um pecado contra Deus, em um certo momento, eles estavam sozinhos em casa, ela renovou suas solicitações e segurou sua roupa, que ele deixou em sua mão e fugiu, sobre a qual ela chamou seus servos de fora e acusou José de um desígnio ruim sobre ela, e relatou o mesmo ao marido quando ele voltou para casa, em que o seu senhor o pôs na prisão, mas também achou graça junto do seu guardião, que lhe entregou nas mãos os presos e tudo o que lhes dizia respeito. Por: John Gill's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário