Seu prazer está na lei do Senhor.

Meditação é tudo isso. Ajuda o julgamento, a sabedoria, ponderar a fé, discernir e creditar as coisas que a leitura e a audição suprem e fornecem.

Leia também:

Seu prazer está na lei do Senhor. Ele não está sob a lei como uma maldição e condenação, mas está nela , e se deleita em estar nela como sua regra de vida; ele se deleita, além disso, em meditar nela, lê-la durante o dia e pensa nela à noite. Ele pega um texto e o carrega consigo o dia todo; e nas vigílias noturnas, quando o sono abandona suas pálpebras, ele medita sobre a Palavra de Deus

No dia de sua prosperidade ele canta salmos da Palavra de Deus, e na noite de sua aflição ele se consola com promessas do mesmo livro. "A lei do Senhor" é o pão diário do verdadeiro crente. 

E na sua lei medita de dia e de noite.

E, no entanto, nos dias de Davi, quão pequeno era o volume de inspiração, pois eles quase não tinham nada além dos primeiros cinco livros de Moisés! Quanto mais, então, devemos valorizar toda a Palavra escrita que temos o privilégio de ter em todas as nossas casas!

Quão poucos entre nós podem reivindicar a bênção do texto! Talvez alguns de vocês possam reivindicar uma espécie de pureza negativa, porque vocês não andam no caminho dos ímpios; mas deixe-me perguntar-lhe é o seu prazer na lei de Deus? Você estuda a Palavra de Deus? Você faz dela a sua melhor  companheira e guia de hora em hora? Se não, esta bênção não pertence a você.


Notas Explicativas:

  • "

    Mas a sua vontade está na lei do Senhor.

    " A "vontade", aqui significada, é aquele deleite do coração e aquele certo prazer, na lei, que não olha para o que a lei promete, nem para o que ameaça, mas apenas para isso; que "a lei é santa, justa e boa". Portanto, não é apenas um amor à lei, mas aquele prazer amoroso na lei que nenhuma prosperidade, nem adversidade, nem o mundo, nem o príncipe dela podem tirar ou destruir; pois ela abre caminho vitoriosamente através da pobreza, má fama, cruz, morte e inferno, e no meio das adversidades, brilha mais forte. [Martinho Lutero]

  •  "

    Em Sua lei ele medita.

    " No texto mais simples há um mundo de santidade e espiritualidade; e se nós, em oração e dependência de Deus, nos sentássemos e estudássemos, veríamos muito mais do que nos parece. Pode ser que, lendo ou olhando ao mesmo tempo, vejamos pouco ou nada; como o servo de Elias foi uma vez e não viu nada; portanto, ele foi ordenado a olhar sete vezes. E agora? diz o profeta: "Vejo uma nuvem subindo, como a mão de um homem"; e pouco a pouco, toda a superfície dos céus estava coberta de nuvens. Então você pode olhar levemente para uma Escritura e não ver nada; medite muitas vezes sobre ela , e lá você verá uma luz, como a luz do sol. [Joseph Caryl, 1647]

  • Meditar

    ”, Mas não posso expor de maneira digna e completa o significado e a força graciosos desta palavra; pois essa “meditação” consiste primeiro em observar atentamente as palavras da lei e depois em comparar as diferentes Escrituras; que é uma certa caça deliciosa, ou melhor, uma brincadeira com veados em uma floresta, onde o Senhor nos fornece os veados e nos abre seus esconderijos secretos. E desse tipo de emprego, sai finalmente um homem bem instruído na lei do Senhor para falar ao povo. [Martinho Lutero]

  • "

    Na sua lei medita de dia e de noite.

    " O homem piedoso lerá a Palavra de dia , para que os homens, vendo as suas boas obras, glorifiquem a seu Pai que está nos céus; ele o fará de noite , para que não seja visto pelos homens; de dia , para mostrar que ele não é um daqueles que temem a luz; à noite , para mostrar que ele é quem pode brilhar na sombra: de dia , pois é hora de trabalhar enquanto é dia; à noite , para que seu Mestre não venha como ladrão e o encontre ocioso. [Richard Baker]

  • Medite

    ”. A meditação discrimina e caracteriza um homem; com isso ele pode medir seu coração, seja bom ou ruim; deixe-me aludir a isso; "Pois como ele pensa em seu coração, assim ele é." Provérbios 23:7 . Como é a meditação, tal é o homem. A meditação é a pedra de toque de um cristão; mostra de que metal ele é feito. É um índice espiritual; o índice mostra o que está no livro, então a meditação mostra o que está no coração. [Thomas Watson]

  • Meditação é tudo isso. Ajuda o julgamento, a sabedoria e a fé a ponderar, discernir e creditar as coisas que a leitura e a audição suprem e fornecem. Ajuda a memória a guardar as joias da verdade divina em seu tesouro seguro. Tem um poder de digestão e transforma a verdade especial em alimento espiritual; e, finalmente, ajuda o coração renovado a crescer e aumentar seu poder de conhecer as coisas que nos são dadas gratuitamente por Deus.  [Nathaniel Ranew, 1670]


Via: CH Spurgeons. The Treasury of David. 1865-1885

Nenhum comentário:

Postar um comentário